domingo, 10 de junho de 2012

LEVANTE SEU ASTRAL

DICAS NÃO FALTAM PARA VOCÊ SE SENTIR CADA VEZ MELHOR E AINDA FAZER FELIZ QUEM ESTÁ AO SEU LADO. EXPERIMENTE! 



Photobucket


Manter a alimentação balanceada, praticar atividade fisica regularmente, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas… enfim, todo mundo sabe que para preservar a saúde é preciso cultivar hábitos saudáveis. Fomos atrás de psicólogos, psiquiatra, professor de ioga, aromaterapeuta e uma professora de autoconhecimento com o objetivo de dar um reforço a essas regras básicas de qualidade de vida. Algumas dicas práticas Aproveite!


 1 — Comece bem o dia. Segundo o professor de ioga, para que isso aonteça vale a pena apostar na sincronia entre respiração profunda e ritmada com o movimento. Para quem conhece, a saudação ao sol é a melhor forma de executar esta técnica, chamada de vinyasa, mas iniciantes podem fazer uma adaptação. Ele ensina: com movimentos ascendentes, inspire. Já ao fazer movimentos descendentes, expire. Então comece em pé, elevando os braços e inspirando. Desça o tronco e os braços à frente, expirando. Simples assim. Faça cinco vezes.

2 — Seja um pouco criança. Como? Segundo a psicóloga, projetando as coisas boas que estão à sua volta, cultivando as relações e deixando o ambiente agradável.
“Para isso é preciso se cercar de objetos e pessoas com os quais se identifica. Isso em casa ou no ambiente de trabalho”

3 — Ponha-se mais no lugar do próximo. Iso fará com que tenha vontade de ajudar os outros. “Fazer o bem só faz bem, não só para quem recebe esta ação quanto para quem é solidário”. O narcisismo traz insatisfação. “A pessoa vai querer buscar mais, nunca estará completa. Já quem tem o espírito solidário, se sente melhor por fazer o bem e, com isso, ajudará a construir um mundo mehor”.

4 — Pense em você também. Ser solidário não significa esquecer de si próprio. A psicóloga lembra que, para ajudar, é essencial estar bem. “Para e se concentre nas suas necessidades . É o que chamamos de narcisismo primário. Quando a pessoa esquece de si mesma, não consegue ser boa cuidadora”. Assim, a dica é realizar coisas que façam você se sentir bem. “Más tudo tem que ter um significado. Pequenos agrados só funcionam quando têm algun sentido”.

5 — Escolha o que come. Que uma dieta balanceada faz bem à saúde, todo mundo sabe. Más você já ouviu falar que comer uma castanha-do-pará por dia garante a quantidade de selênio de que o organismo precisa? A nutricionista explica que o selênio possui ação antioxidante, ou seja, ajuda a eliminar substâncias tóxicas no organismo, retarda o envelhecimento e oferece proteção a pele contra os raios ultravioleta. Atum, miúdos, levedo de cerveja, gérmen de trigo, brócolis, couve, cebola, alho, repolho, rabanete e tomate são outras fontes importantes.

6 — Elimine os pensamentos negativos. É preciso treinar a mente com os aspectos positivos da vida, “como observar apenas coisas boas e bonitas que reflitam a perfeição da Criação Divina. Isso é excelente e funciona mesmo”. As dicas são: fixar a atenção em flores, paisagens bonitas, ler bons livros, ouvir música suave e meditar. “Tudo isso tira a mente da escuridão e aumenta a luz.

7 — Aprenda a lidar com o sofrimento. A historiadora e professora de autoconhecimento e integração, diz que conviver harmonicamente com a realidade inclui se relacionar bem com situações boas, de prazer, e ruins, de dor.  “Não adianta se apegar sómente ao que lhe dá prazer. O apego traz dor. Há pessoas que observam o pôr do sol e pensam. Que pena, ele vai acabar. É preciso curtir o momento”. Mais: ignorar o sofrimento não vai fazer com que deixe de existir.

8 — Pare de reclamar. Esse tipo de comportamento faz com que a pessoa desanime, perca o entusiasmo, fique com a autoestima cada vez mais baixa e deixa de ver as oportunidades que estão sendo oferecidas e, muitas vezes, podem não voltar. “Para mudar este padrão é importante desenvolver uma óptica mais abrangente, tentar descobrir o que a vida exige neste momento”. Como? Pergunte a si mesmo: Que dados novos isso me trouxe? O que posso aprender com essa situação? Como escolho lidar com ela? Qual habilidade preciso exercitar? Atenção? Paciência? Persistência? “O mais importante não é o que nos acontece, mas como reagimos diante desses fatos. Em uma situação de sofrimento, por exemplo, alguns se abatem, outros aproveitam para crescer”.

9 — Mantenha o controle. Para administrar as pressões do dia a dia, recomenda-se a técnica de relaxamento, como exercícios de respiração profunda, meditação e massagem. Más há outras opções que podem estar bem à sua frente. Ouça música, tire férias, invista em atividades agradáveis, tenha tempo para o lazer, um animal de estimação e cultive o senso de humor nas situações difíceis. Ou seja, CURTA A VIDA!.


 Photobucket